4 de outubro de 2007

o céu do meio-dia

Há dias o céu esteve cor-de-laranja. Parecia lava e parecia que ia cair-me em cima. Tudo mudou de cor. Lembrei-me imediatamente da conversa que tive com a Cláudia sobre pedagogia, realidade e sonhos. Sobre o ursinho e o peixe em cima das nuvens que pintei na parede do seu bebé e sobre o que devemos ensinar às crianças.

Eu sou suspeita para falar. Incentivo os meninos a desenharem o que lhes vai na alma e a pintar com as cores que bem entenderem. Mas sobre o céu, não me venham com pedagogia e realismo. Odeio o céu azul e as nuvens brancas que mandam os meninos pintar. O céu do meio-dia. O Céu. Ontem o céu esteve cinzento e tinha nuvens castanhas. O meu coração de pintora dói de pensar que os meninos vêem melhor que os educadores. É que o céu era de todas as cores, do amanhecer à noite profunda, até que alguém decidiu que ele é só azul. É tão azul como as árvores são só castanhas e verdes. Adeus ipê.
Temos medo da diferença, da novidade. Gostamos da comida do costume, do programa do costume. Da rotina. Das mesmas caras, das mesmas conversas. E passamos tudo isso para os nossos bebés.

Uma vez a Tocas ralhou comigo por eu sugerir fazer uma cidade com telhados coloridos. Os telhados são vermelhos ou laranjas!

4 comentários:

MC disse...

Com este tema, não resisti em deixar um comentário... Nós nascemos sem amarras e o problema é que as vamos tecendo ao longo do tempo. Depois queremos libertar-nos delas, e na realidade nem sempre é fácil sair do casulo. O medo e a sociedade não querem que o céu deixe de ser azul, ou que os telhados tenham outras cores para além do vermelho ou laranja...
Ainda hoje várias crianças de 5 anos insistiram comigo que as joaninhas podem ser azuis, cor-de-laranjas, e verdes :) Abençoadas!!
ehehehe! Vivam as joaninhas verdes!

MC disse...

Já agora... parabéns pelo Blog, a começar pelo nome:)
Boa sorte!

Anónimo disse...

Adoro quando o céu, ao fim da tarde, está lilás. :)
Sandra, V.C.

Anónimo disse...

Também não consegui deixar de comentar este post, porque concordo muito com ele. Até os livros de colorir para as crianças têm as cores com que elas devem pintar. Sou completamente contra isso! Eles têm é que expandir a sua criatividade para não serem pessoas tacanhas, posso estar a ser exagerada, mas acredito piamente nisto. O meu afilhado sempre que tá comigo pinta tudo ao gosto dele e não gosto nada quando lhe dizem: 'Tens que pintar das cores que estão aqui!'. Eu revoluciono-me logo lol

Foi bom ler este post, sinto-me menos fora do comum, apesar de isso não ser mau.