15 de outubro de 2007

blog action day

Apesar de não ter ainda conseguido registar-me, quero deixar aqui o meu contributo.
A Rosa fez um belíssimo post e redigiu um email que pode ser editado e deve ser enviado aos super/hiper/minimercados onde fazemos compras. Eu vou já já enviar o meu.

Decidi falar mais uma vez sobre os gastos desnecessários de água.

Um chuveiro aberto com pouca pressão gasta 6 litros de água por minuto. Quantos minutos ficamos no banho? Quantos banhos tomamos por ano?

Aqui ficam outras dicas.

Eu tenho uma boa técnica para lavar a louça. Aqui está ela:
  1. Travessas, tachos esturricados e recipientes com molho ressequido, ficam de molho em água com detergente até ser fácil lavá-los. O ideal é deixar estes recipientes no fundo da pia e lavar a restante louça para cima deles, reaproveitando a água e a espuma.
  2. Passar a louça engordurada por água quente e seguidamente fechar a torneira.
  3. Lavar tudo muito bem de uma vez.
  4. Passar tudo por água de uma vez.
  5. Nunca deixar água a correr sem necessidade. Não abrir demasiado a torneira!
  6. Lavar os talheres todos e colocá-los na pia limpa. Passá-los por água limpa todos ao mesmo tempo.

Hoje podíamos aproveitar a caixa de comentários para partilhar todo o tipo de informações importantes para a preservação do meio-ambiente. Mesmo os truques mais simples que achamos que toda a gente põe em prática são muitas vezes surpreendentes para outras pessoas. Para mim, a alegria de ter um blog é isto mesmo.

9 comentários:

Li* disse...

Olá Nat*
uma das coisas que eu faço sempre (aconselhado por um e-mail que recebi) é:
em vez de deitar pelo ralo da pia de lavar a louça o óleo e azeite de fritar (seja o que for), guardo num frasco vazio.
Esse tal e-mail dizia que uma gota de óleo contaminava mais de 100l de água sendo, por isso, muito difícil de limpa porque a água fica com gordura.
Não sei se será assim tão exacto, mas pareceu-me fazer sentido e qd o faço, sinto-me bem!

Marta Mourão disse...

Pareço uma partidária do AlGore, mas eu gosto muito do documentário dele! Eu vi e recomendo! É muito pedagógico e tem um site onde se podem ler algumas dicas importantíssimas:
http://www.climatecrisis.net/takeaction/whatyoucando/

alice disse...

Deixo algumas:

1.Quanto ao óleo de fritar, e para quem está em Guimaraes, podem entregá-lo nos bombeiros voluntários que eles têm-no usado como combustível:)

2. Em vez de acreditarem piamente na reciclagem (que polui tanto como o fabrico e nem sequer vou começar a discorrer sobre isto), pensem em não utilizar. Dispensar aqueles mini-sacos da fruta, por ex... Reduzir o desperdício logo do início!

3.Dica de pensamento a longo prazo: quando comprarem / construirem uma casa, percam tempo para vê-la bem, e verificar pormenores tais como isolamentos, orientações, enfim, pensar como a casa se comportará energeticamente a longo prazo. Os edifícios ainda SÃO os maiores agentes de poluição e desperdício ambiental!!



Gostei muito do post da Rosa porque é real. Acções reais para fazermos todos os dias.
Não sou fã do Al Gore porque sei que metade dos factos são falsos, não comprovados e provocam uma sensação de sensacionalismo e impotência, em vez de nos fazer acreditar que conseguimos mudar a nossa maneira de pensar!

Kella disse...

O meu contributo ecológico é o reaproveitamento da àgua do banho dos miúdos. Como ainda tomam de imersão, despejo-a de seguida para dois baldes e uso-a para lavar o chão da casa ou despejar nas sanitas. Parecendo que não ainda é um bocado...

Anónimo disse...

Quando compro bananas, melão, abacaxi, melância (na frutaria) não as coloco em saco plástico.
Reaproveito as folhas cuja impressão não saiu bem (para rascunhos, listas de compras ou para desenhos da minha filha).
Guardo as fitas e papéis de embrulho (em estado aceitável de conservação) para reaproveitar em presentes futuros.
Fecho a torneira enquanto escovo os dentes.
É pouco, mas poderá ser um bom começo.
Ah! Tento diariamente educar a minha filha a respeitar o ambiente. Só ainda não consegui arranjar alternativas para as fraldas descartáveis que o mais pequeno, de um ano, usa!
Sandra, V.C.

BrU disse...

Mulheres unidas contra o desperdício da água aquando das lavagens da louça!

Lindo!

Anónimo disse...

bru: Porta-te bem!

nat: Beijinho, querida :)

sapatinhos de verniz disse...

Também já deixei um testemunho no meu blog!
Gostei muito do teu e é muito bom saber que, apesar de ainda haver muito que fazer, já muitas pessoas estão unidas por aquilo que sabemos ser necessário para que possamos no futuro continuar a gozar da sombra duma árvore, do chilriar dos pássaros, dos banhos na água limpa dos rios e mares, do som dos ramos das árvores a dançarem à mercê do vento... mmm! Falar disto fez-me "adoçar o bico"... Vou lá para fora sentir o Outono!
Boa semana Natacha!
Abraço

Lulu disse...

Oie!
Aprendi aqui a aproveitar a água do comecinho de banho (até ficar na temperatura certa). Por enqunto está um balde horroroso na casa de banho, mas em breve outra solução + estética virá. Essa água tem ido pra sanita, tem limpado o chão e regado as plantas!!!
Bem, minhas "acções":
-Reciclo para diminuir a exploração de matéria-prima (árvores e petróleo), mas como diz e muito bem a Alice (olá!), polui tanto quanto as outras actividades industriais... o ideal é diminuir o consumo mesmo;
- Aproveito a água da lavagem dos vegetais e frutas para regar (ou balde...);
- Ando cada vez mais de bicicleta (acho que essa é das mais importantes);
- Desejo plantar árvores, ganhar árvore em vez de presente, e gostaria de oferecer árvore em vez de presente pra toda a gente... (ainda vou conseguir);
- Levo meus filhos ao centro de interpretação ambiental, pois a informAÇÃO é fundamental.
-Levo sacos para o supermercado e já escrevi naqueles papéis de reclamações/sugestões a respeito de tanto saquinho para frutas e legumes! (Acho que tenho que escrever mais vezes...)
- Compro também produtos de limpeza "eco"; um pouco mais caro, mas dura muitíssimo mais, tem um cheirinho suave e delicioso e, em princípio, não despoleta alergias. Uso mais vinagre e bicarbonato para limpeza do que lixívia. É fácil encontrar informação sobre substitutos deses produtos químicos/nocivos, afinal SEMPRE usaram produtos mais naturais (ou menos agressivos).