13 de setembro de 2007

jingó béu jingó béu

Já comecei a pensar no Natal. Basta ter deixado de ir à praia.
Deixei de gostar do Natal por vários motivos. O que mais pesa é o facto de ter vivido no Porto, pois foi lá que descobri o que é ter frio a sério, frio de congelar as mamas ao ponto de achar que os mamilos me cairiam, vestir dois pares de meias, duas calças, dois casacos por cima do resto da roupa, um cachecol de três metros e ainda assim ter frio. Dormir com botija e estudar perigosamente colada ao aquecedor. Ver os sem-abrigo a dormirem na praça dos Poveiros, em bancos de pedra e pensar no que é ter frio, afinal.
Depois do dia em que, por medo, não fui falar com um homem que tinha como vizinho, que dormia num cartão e fazia chichi num garrafão e que surpreendentemente continuava vivo, dia após dia, eu deixei de poder gostar deste Natal que me apresentam. Da chuva de prendas, das toneladas de papel (=árvores mortas) poluente, da comida que não acaba, do exagero de luzes e de sons e de publicidades olhos adentro que quase me fazem esquecer desse dia e desse homem. E do Natal dele.

Eu sonho com um Natal diferente e sei que hei-de me reconciliar com o Inverno. Vinha aqui dizer que tenho tido muitas ideias de coisas giras para partilhar/vender e promover o meu Natal de sonho, como papel de embrulho feito de jornal, embrulhos sem fitas de plástico, prendas baratas (porque também odeio a associação caro=bom), postais e lembranças-mini-mini. Mas acabei por ouvir uma música da Joni Mitchell que é das coisas mais bonitas que há e que ouvi pela primeira vez numa versão dos Travis. Uma depressão natalícia que diz I wish I had a river I could skate away on. I wish I had a river so long I would teach my feet to fly.

9 comentários:

Marta Mourão disse...

Opá, fico triste que só associes o porto ao frio :(
Não sou de lá, mas tenho o porto num cantinho especial do meu coraçon.
Em relação ao Natal... o que dizer, a mim pessoalmente entristece-me também pelas mesmas razões que apresentas e ainda por outras. Por mim dava um salto no tempo e aterrava em junho, o meu mês preferido :)

nat disse...

Oh Marta eu adoro o Porto! Vivi lá cinco belos anos e tenho lá amigos que amo do fundo do meu coração.
Refiro-me apenas ao frio, que nunca senti como nessa altura, que me cortava os ossos, me fazia doer todo o corpo e me abriu violentamente os olhos para a realidade dos sem-abrigo, que cá em Viana passam despercebidos.

Em relação à depressão natalícia... ai como eu sinto isso de querer adormecer e acordar em Maio! :D
Beijinhos!

guida c disse...

Todos os dias "visito" a Natacha. Leio o que escreve como quem lê os pensamentos.
Tenho esperança de me reconciliar com o Natal, agora que tenho uma filha a quem quero passar as coisas boas dessa celebração. No quarto dela já existe uma caixa enorme onde irá colocar 90% das tralhas que eu não conseguir evitar que ela receba, para depois distribuir por quem tem tão pouco...

Unknown disse...

Finalmente alguém que também não tem pachorra para o Natal tal como ele é por estes dias.
Eu gosto da época pela comida, sou uma gulosa convicta, admnito ;) passo horas muito divertidas na cozinha
Eu já estou na fase de não receber muitas prendas, mas ainda assim tenho recebido algumas bem inúteis de pessoas que pretendem decorar a minha casa ao gosto delas!!! (posso enviar-te foto um dia destes)
E irrita-me também o caro = bom, a enxorrada de prendas q a minha filha mais velha recebia enquanto era filha única (espero q isso mude este ano), o espaço mínimo à mesa por estar tão atafulhada de pratos e pratinhos, talheres, imensos copos, guardanapos de formas pipis, o centro de mesa pindérico, a imensa variedade de pratos de carne e peixe que me tentam enfiar pela boca abaixo, qd na realidade só gosto de comer o meu bacalhauzito com batatas e couve e dp muitas sobremesas, as poses de pseudo ricos, os anfitríões carregados de ouro nessa noite...

todas essas m**das me irritam MUITO.

Unknown disse...

Fiquei perturbada a ponto de não acrescentar o resto:

Ainda assim e no conforto do meu lar, gosto de decorar, montar a árvore que é grandinha e monta-se ramo por ramo, gosto de fazer os embrulhos (nunca tinha pensado usar papel de jornal e essas coisas, mas fica registado!), fazer os docinhos (muitos docinhos), troca-los com a família, oferece-los a alguns amigos...
isto não é só mau feitio!!

Unknown disse...

Sempre gostei do Natal, pela comida (só como bacalhau, couves, polvo e batatas no Natal) que tem sempre um sabor especial e por estar com a familia; agora com uma filha o natal ficou muito diferente.
Também tento passar as coisas boas do Natal, mas é um bocado dificil ao sermos bombardeados com tanto "marketing natalicio".
Gosto de montar a Arvore, de fazer os enfeites; e agora com a ajuda da Inês é mais divertido...
:))

Anónimo disse...

Eu também tenho pena dos sem-abrigo, e acho que devia de haver muito mais maneiras de apoiá-los e ajudá-los, mas não apenas no Natal, todo o ano.
Quanto ao Natal... Adoro o Natal, a minha mãe também pensa como tu, mas eu não consigo, eu tenho consciencia de que o Natal hoje em dia é um espécie de acto de egoísmo, e realmente faz-se comida demais para apenas 2 dias (a vespera e o dia de natal), mas eu gosto do significado do natal, da familia junta ao pé da lareira. Gosto...=)
E também tenho de admitir, adoro fazer com a minha mãe as minhas azevias e as filhóses dela, são horas que passamos na cozinha juntas e que nos damos bem à espera de ver o resultado final.
(eu e a minha mãe não podemos cozinhar juntas,temos maneiras diferentes de trabalhar, oiço os conselhos dela q me são bastante uteis uma vez que ela é cozinheira, mas qd eu tou a fazer as minhas coisas ela quer sempre meter-se. lol)

alice disse...

Olá Natacha!

Mas tudo o que mencionaste existe o ano todo, o Natal é apenas a época em que tudo se torna mais visível. Se calhar a solução não é continuar a esconder como no resto do ano, mas pôr uma cara feliz e lutar pelos teus princípios, mesmo naquela que tu consideras a pior altura do Ano.

Põe a tua melhor cara, enche-te de boa energia e faz propaganda pelo teu Natal de Sonho!
Como é que vamos lutar pelos nossos princípios se cairmos na depressão e deixarmos a propaganda natalícia, o exagero de luzes e consumismo levar a melhor?

Anónimo disse...

Olá :)
Andava navegando na internet para encontrar ideias para prendinhas de natal e deparei-me com o teu cantinho virtual.
Eu nunca vivi no porto mas já lá passei férias e posso dizer que é das cidades mais lindas de Portugal.
Em relação ao frio... vivi 10 anos na Suíça e acredito que consiga ser bem pior que o Porto no inverno, visto que lá só temos um mês de verão e é uma verão muito suave.
Tenho pena que as pessoas, no geral só se apercebam da pobreza que existe e do sofrimento dos sem-abrigo nesta época natalicia. Talvez se durante o resto do ano lhes dessem uma opurtunidade de emprego eles não recusariam, e iriam ficar muito mais gratos do que olharem para eles com pena de passarem o natal na rua sozinhos.
beijokita :)