19 de julho de 2007

ôbo mau

A minha aluna Tocas aprende e ensina-me coisas incríveis todos os dias. Faço com ela tudo o que gostaria que uma professora particular fizesse comigo em tenra idade. Entre os desenhos, pinturas e cozinhados, há tanta brincadeira, tanto miminho, tanta tolice e palhaçada (só minhas, que ela é uma mulher séria) que às vezes divirto-me eu mais do que ela. Trocamos de papéis e ela transforma-se em professora má (é nessas altura que eu me faço de muito burra e trenga: não consigo pintar, pinto por fora, deixo espaços em branco e ela, possuída, exemplifica e faz tudo, exercitando aquela mãozinha rechonchuda para a escola primária). Somos mãe e filho muitas vezes (ela é sempre a mãe e eu sou filho homem não sei porquê), somos canetas que conversam e se beijam enquanto pintam, transformamos restos de papel em cartas de amor enfiadas por baixo da porta, ou escondidas em qualquer canto para jogar ao "quente-frio".

Pô-la a colorir é de facto o mais difícil, para além de a pôr a escrever e ler. À medida que puxo pela cabeça, inventando exercícios divertidos que a ponham a desenhar e memorizar as letras, aprendo tanto sobre psicologia infantil que dou graças à vida por ter esta menina com Trissomia 21 nas minhas mãos. Costumo dizer que a Tocas é uma licenciatura. Fala uma língua de trapos que eu aprendi rapidamente, é dona de um sentido de humor que eu só tenho visto em meninos deficientes (não me perguntem porquê), teimosa como uma mula, pensa que só faz o que quer e eu, professora-aluna dela, finjo que isso é verdade, enquanto a ludibrio.

As primeira birras que fez deixaram-me horrorizada. Um dia decidiu riscar a mesa de propósito, enquanto me olhava em tom de desafio. Mandei-a limpar a mesa. NÃO! Peguei na mãozinha dela, coloquei-a firmemente sobre a toalhita e obriguei-a com a minha mão a limpar. As duas enraivecidas. Eu respirei fundo, pus um sorriso na cara e um tom docinho e entusiasmado na voz. E disse "Então e agora, o que vamos fazer?!". Ela entrou na minha, fez de conta que não nos tínhamos zangado e começou a trabalhar. Nesse dia ela aprendeu que não vale a pena ser má para mim e eu aprendi que depois de ralhar e ser firme, só se amua mesmo é com adultos.

Ontem, depois de pintar um pouco, disse uma das palavras que diz melhor."Cansada..."
Desconversei e disse-lhe que levantasse a cabeça da mesa e ela ficou zangada, até porque eu continuava a pintar cheia de entusiasmo ("Já viste como eu pinto bem? Nunca vou por fora! Nunca nunca nunca! Olha só, nem um espacinho em branco. Eu pinto mesmo bem."). Levantou a cabeça mas foi para me babar a mão e seguidamente me olhar nos olhos como quem Toma!. Para surpresa dela, eu sorri e disse "O que foi?". Voltei a pintar, falei mais um pouco da história que estávamos a ilustrar e ela desatou a trabalhar para não parar mais até ao fim da aula. Plastificámos personagens e cenários, recortámos e fizemos um teatro.

13 comentários:

Anónimo disse...

que vontade de ser um insecto e assistir de camarote às vossas aventuras... que vontade de ser pequenina e ter alguém a fingir que é filho e ensinar-me a cozinhar! boa natacha! boa mesmo!
(sem forças pra dançar mas com saudades :)um beijo)
bárbara

Li* disse...

também eu gostava muito de espreitar as vossas brincadeiras =)
há alguns anos atrás conheci a Mariana, uma menina que também tem trissomia 21... apaixonei-me por ela! Super inteligente e tão carinhosa =) ainda hoje a recordo com muita saudade!
A Tocas parece ser uma pestinha bem fofinha*
=)

Dois beizinhos*
um para cada uma =)
*Li

Li* disse...

... só mais uma coisinha**

um tal blog "vermelho devagarinho" faz parte da minha leitura diária das notícias do mundo ;)

***
Sapinho Cor-de-Mel
=)
Li

Van Dog disse...

Lindo.

Anónimo disse...

Obrigada por partilhares as tuas histórias, é como ler a página de um livro todos os dias :)

macati disse...

sabes, este ano tb trabalhei com alguns miudos do ensino especial e aprendi tanto com eles... tb perdi às vezes a paciencia e aprendi sempre que nao era por aí... tive que respirar tantas vezes a fundo pois sou impulsiva... aprendi outras coisas... realmente as coisas aparecem na minha vida sempre por alguma razão e este ano foi para um grande crescimento pessoal!
:)
obrigada por este post lindo, mais uma vez... os teus sao superlindos e especiais! conheço o teu blog ha pouco tempo mas agora nao esqueço nunca de te visitar! nunca deixes de ser assim!
bjnh
manela

Marta Figueroa disse...

lindo :)

caniche vagabundo disse...

Ah! Gostei muito de vir aqui dar...

isabel disse...

Muito bem! E foi mais um dia em que valeu a pena acordar!

Anónimo disse...

Obrigada, Natacha.
Que história bonita, contada de forma simples e profunda. Obrigada por partilhares connosco o teu mundo que pintas com cores e palavras de forma mágica e encantadora.
Sandra Silva, V.C.

APO (Bem-Trapilho) disse...

k ideia fantástica esta do teatrinho ilustrado e plastificado. Vou fazer com a minha filhota tb. E como tal como a Tocas a minha tb parece mula quando se trata de teimosia, vou experimentar algumas das tuas tácticas para ver se lhe dou a volta. É bem verdade que também revejo na M. mais uma licenciatura e até um mestrado, mas no meu caso sinto que há cadeiras que vão ficando para trás. Eu que sou muito teimosa, vejo que com apenas cinco aninhos, ela me bate aos pontos!!! Obrigada pela inspiração e ideias!!!

Arte da Luluzinha disse...

Adorei a sua experiência =D
Parabéns pela paciência e carinho transmite em cada momento.
Eu tbém sou professora e nada melhor do que aprender com os pequeninos.
Beijinhos e felicidades sempre!

Arte da Luluzinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.