15 de junho de 2007

serei forreta?


Cada pedaço de papel autocolante que sobra é tornado fita-cola no embrulho do livro.

Estou sempre a pensar no lixo. E a culpa é da Expo98 que mudou a minha vida por dois motivos: descobrimos lá que as lebres do mar com que eu e os meus primos brincávamos (que saudades, Rité) na praia em Carreço reconhecem quem lhes dá de comer (no aquário). Parece um disparate mas quando nós íamos brincar na maré baixa, observávamos as "lesmas" nas rochas e a nadar. Muitas vezes elas carregavam os seus bebés às costas e deixavam-nos fazer-lhes festinhas. Ao vê-las na Expo98, foi como se o nosso afecto por elas ainda ganhasse mais razão de ser.
Mas o que mais me marcou foi o Pavilhão do Futuro, onde vimos projectado um vídeo sobre o futuro da Terra e o que estávamos (e estamos) a fazer-lhe. E nesse vídeo angustiante a reciclagem aparecia como salvação. Desde aí que me tornei uma paranóica da reutilização. E proteger o ambiente passa por ser poupadinho. É por isso que também sou maluca com a água e a luz e acima de tudo com o lixo. Para onde vai o lixo? Em quanto tempo morre o plástico?
Ontem ouvi no rádio que os sacos de plástico são uma ameaça tão grave ao planeta que há sítios onde já não são comprados na caixa do supermercado, são proibidos. Esta história dos sacos de plástico já é velha mas ouvir os números faz dela uma história de terror. Devíamos simplesmente deixar de os usar porque tanto a sua produção como a sua degradação só fazem bem aos senhores do petróleo. E vejam as alternativas: esta e esta, por exemplo.
Como o papel toma conta desta casa, já estou a planear fazer sacos de papel ultra-resistentes para ir às compras. Daqui a exactamente uma semana darei as minhas últimas aulas nas escolas e todos os projectos que tenho em mente vão ser concretizados. Oba!

P.S : E este saco (com instruções e tudo! há pessoas generosas) que a Ana me mostrou! Lindo! Obrigada Ana :)***

10 comentários:

Lulu disse...

Lindas as sacolas!
Para quem quer banir os sacos plásticos até para o lixo da cozinha, pode fazer daqueles lúdicos "chapéus" ou "barquinhos" com jornal a forrar o balde de lixo. Algo vai ter que mudar a frase que está no contentor de lixo, na rua: "Lixo bem ensacadinho... não sei o que....coima de 10 Euros, ou coisa assim. Lixo fechadinho, mas envolto em outra coisa que não plástico. E viva a criatividade para alterar esses hábitos!
beijos e bom dia!

Anadosol disse...

Olá Nat, quando aqui venho (todos os dias :D), identifico-me cada vez mais com aquilo que sentes e pensas. Não sei explicar isto mas é bom saber que estas paranóias (aos olhos de muitos) são lutas salutares (aos olhos de outros tantos também). Acredito que cada um de nós tem o seu q.b. de responsabilidade neste espaço que habitamos e neglicenciá-lo é matar um pouco de nós, aos poucos e poucos, até surgirem cenários dantescos, surreais, porque lá longe, mas bem presentes, porque a natureza cumpre o seu papel taxativamente.
Para quem tem jeito para a costura, aqui vai uma sugestão de outro blog que adoro, http://superziper.blogspot.com/2007/05/viva-sacola-de-compras-de-pano-cont-de.html
Continuo a pensar em ti, no bom sentido claro, e dás-me vontade de escrever cada vez mais. Continuo sem perceber porquê, mas tinha de o dizer.
Beijinhos :)

Lulu disse...

Por falar em plástico, voltei aqui pois li a respeito de água em garrafas de plástico. Achei pertinente comentar, pois blog bom tem gente boa (Olá Anadosol) que se interessa pelas mesmas coisas... Pois, informem-se sobre a contaminação do plástico nos alimentos e agora + essa: da água! É preferível garrafa de vidro. :S

nat disse...

Oi meninas :)**
Eu adoro estas conversas paralelas nos comentários! Obrigada às duas! Essa da água eu não sabia, Lu. Que horror :(

Ana, muito obrigada... É mesmo bom ver que não estamos sós nas nossas paranóias, ou paixões ou pensamentos.

Vou pôr o link para o saco lá em cima. É simplesmente LINDO! E ainda vem com instruções! Não conhecia o blog.

lucie disse...

Eu paranoica até mais não apesar de às vezes me escapar! Mas tenho uma coisa muito boa em casa, enquanto a àgua do banho não aquece, temos um recipiente que era um antigo cesto da roupa onde a água fica, usamos depois essa água limpa para por na sanita! Cá em casa tivémos uma redução de 33% no consumo de água! às vezes basta só pensar um pouquinho! Que tal criar um blog de boas ideias ambientais! O mundo não espera, e às vezes coisas tão simples como essas valem um Obrigada enorme por parte do Mundo!

Um beijo e será que tenho direito a comprar um dos teus livros fiz um coméntário mas acho que nao ficou!!

*Lucie

lucie disse...

http://www.wearewhatwedo.org/

Não sei se conheces!! Outra boa sugestão!!

‘I’m NOT A Plastic Bag’

Unknown disse...

q engraçado falares nisso, anda smp comigo um saco de pano para passar no super antes de ir para casa :)
e a poupança não é forretice... não nos podemos distrair com as empresas que nos fornecem a água e a electricidade, por exemplo!!
bjs e bom fim de semana

Anónimo disse...

Eu também sou paranóica, mas no bom sentido. Além disso, trabalho com os miúdos estas temáticas (que fazem parte do programa e são das minhas preferidas). Eles acham-me uma exagerada e aos olhos de quem não se preocupa com o ambiente se calhar sou, mas eu acho que sou normal. Se todos tivessem cuidados, nem que fossem mínimos, não haveria "pessoas exageradas". Mas, pela minha experiência, as pessoas ainda não estão muito sensibilizadas, apesar de eu nunca perder a esperança. Quando me dizem que lhes fiz remorsos, pois agora não saemde casa, por exemplo, sem confirmarem que têm as luzinhas dos televisores todas desligadas, ou que não conseguem deitar plásticos para o lixo comum, eu sinto que vou continuar a parecer "exagerada" e a "exagerar" cada vez mais. Quando era muito miúda comprei um livro fabuloso, que me ensinou muito ("Guia do jovem consumidor ecológico") e que aconselho. Mas há muito bom material nesta área. A Fnac tem dado destaque a estas questões nas últimas semanas. Agora parecem estar muito na moda e são mais uma forma de marketing. Mas, seja pelo que for, desde que se proteja o ambiente! O canal Odisseia também tem dado, esta semana, destaque ao tema. Na Terça-feira da semana passada andavam (com as t-shirts do Odisseis) pela baixa do Porto, com o que parecia ser um grupo de capoeira, a dar sacos de papel reciclado às pessoas em troca dos seus sacos de plástico.
Beijinhos,
Marta

Anónimo disse...

As bolsas de saco plástico são uma boa maneira de reutilizá-los. Cheguei a fazer algumas.
http://www.flickr.com/photos/fernandafonseca/6535118

E para fazer compras agora uso uma bolsa enooooorme de lona. E no mercado me olham como se eu fosse maluca. Não me importo.

Anónimo disse...

Primi lembro me mto bem da quantidade de lesmas, ja secas, que salvamos da mare baixa... lembro me cm hj delas a nadarem ao nosso lado... tenho saudades tb!
qto aos sacos ouvi tb na radio... as pessoas argumentam que agora os sacos d plastico sao biodegradaveis... so q s esquecem q as particulas a que ficam reduzidos os nossos sacos mantem as caracteristicas quimicas e nocivas d um saco inteiro...! por isso, qd vou ao pingo doce pareço uma maluca c tdo nas maos... esqueço m sempre do saco em casa