30 de abril de 2007

as escadas para o céu





Quem não conhece Biana, não conhece Portugale.
Ou, como diria o meu aluno Miguel (a começar uma anedota): "Era uma bez um home que butaba fedor por a boca."

Quem vem a Viana e não sobe ao zimbório de Santa Luzia (passando pela prova de fogo dos vendedores de Manéis e Marias), comete um grave erro. Eu não me canso de lá subir, desde pequena. A melhor parte de todas são as escadas tão estreitas que só cabe uma pessoa (e que não tenha um rabo muito maior do que o meu), de tal modo que existe um semáforo a controlar o trânsito.
Subimos, eu e a Di, na sua despedida de Viana e de Portugal. Tocámos o céu, tirámos fotos e enquanto ela mirava a paisagem melancolicamente, eu fiz o meu ritual da bronquite: tosse-tosse-cospe-cospe.
Voa minha irmã.

2 comentários:

Anónimo disse...

É lindo lá em cima! :)
Uma amiga minha ficou retida à entrada dessas escadinhas; não cabia!
E eu sinto claustrofobia sempre que passo por esse túnel!

Os fotógrafos "à la minute" ainda continuam por lá?

Beijinho.

Anónimo disse...

Eu estive em Sta Luzia no Verão passado (como te contei), não subi ao zimbório por causa do carrinho do bebé...

Mas tirei fotografias lindas, mesmo cá de baixo. Tou a olhar para elas agora... :)

Boa viagem à Di.

Beijos.