15 de março de 2007

animais de laboratório

A propósito da capa da Super Interessante, fui procurar coisas sobre animais de laboratório.
Vi uma vez um documentário sobre os chimpanzés a quem devemos a vacina da rubéola e sinto-me até hoje grata e culpada. Não existe espécie nenhuma como a nossa. Capaz destas coisas. Escusado será dizer que chorei baba e ranho, eu adoro chimpanzés... Sinto-me grata por aquela e tantas outras vacinas, tantos outros tratamentos. Sinto-me culpada por pertencer à espécie que maltrata todas as espécies. Sinto-me culpada pelos maus-tratos zoológicos e circenses, tão dispensáveis. Sinto-me culpada pelos testes de cosméticos absolutamente desnecessários e cruéis. E acima de tudo, sinto-me culpada por ter mais pena dos chimpanzés do que dos ratos ou dos coelhos (que morrem aos milhares). Sinto-me culpada por quase pensar que há tantos ratos... A vida de um rato não tem tanto valor como a vida do meu cão.
Vivo num país que parou uma barragem para salvar o ninho de uma cegonha mas que se orgulha de exibir celebridades nas bancadas dos campos de touros.
Julgo que deveríamos sentir gratidão sempre que olharmos para os animais de que nos servimos para bem da nossa sobrevivência. Pessoalmente, tendo em conta o que conseguimos fazer ao planeta, às outras formas de vida e à nossa própria espécie, considero-nos uma praga.

Uso Nivea com muito gosto e desconfio bastante daquele "testado em olhos sensíveis" do rímel da L'Oreal, uma vez que não me responderam ao mail, ao contrário da Nivea:

"Prezada Sra. Natacha Santos,
Agradecemos o envio de sua mensagem e o interesse demonstrado pela Nivea.
Sobre sua dúvida, esclarecemos que Nivea se preocupa com a qualidade de seus produtos, os quais são rigorosamente testados visando sempre um resultado totalmente satisfatório aos consumidores.
Ressaltamos que todos os testes dermatológicos feitos com os nossos produtos são realizados em voluntários humanos, seguindo a orientação da COLIPA (The European Cosmetic, Toiletry and Perfumerie Association) da não utilização de animais para realização de testes."

5 comentários:

Unknown disse...

mas depois, volta e meia e usam ingredientes na sua composição que são mais que testados em animais...

Anónimo disse...

Testes em animais é daquelas coisas que eu nem consigo pensar direito. Imaginar o sacrifício dos irmãos do meu Isaque dá-me náuseas. Especialmente, quando esse sacrifício é para satisfazer os caprichos de uma sociedade vaidosa e futil: "a celulite? eu combato-a!", "para um cabelo saudável", etc, etc, etc.

Beijinho

Anónimo disse...

conheces o centro vegetariano??? Podes comprar produtos de higiene e outros pela net, ou pessoalmente, uma vez que a sede é aí para cima (numa das Oliveiras nortenhas, Hospital ou Azemeis).
procura no google.

nat disse...

Já espreitei e não conhecia! Obrigada! Beijocas para as três ***

Anónimo disse...

Nao é bem assim rita martins...
os testes podem ser feitos a pensar na celulite, po cabelo saudavel como tu dizes.. mas muitos destes testes tbm sao feitos para curas de cancro, a doença da raiva...
e muitos mais!!
agora pergunto eu, se nao sao feitos nos animais, sao feitos em quem?? em nos??
deviast informar mais sobre o assunto e nao dizer apenas coisas da boca para fora..

obrigado pela atençao ;)