12 de fevereiro de 2007

"Sôpessora! Toma um desenho!"



Às vezes os meus alunos querem contar-me coisas da vida deles, coisas tão especiais como "já durmo sozinho", "já tenho uma irmã", "fui ao médico", "já estou a tomar medicamentos para me portar bem" (hiperactiva), "caiu-me o dente!", "o meu primo abriu a porta e bateu-me com ela na cara"... Mas eu tenho sempre de contrariar o falatório, obrigá-los a falar um de cada vez, fazê-los compreender que não adianta levantarem-se e virem dizer-me as coisas de perto, só ouço quem levantou a mão, etc. O Nuno emociona-se especialmente a contar-me as coisas. Chega a ser cómico: fala tão alto que até olha para o lado, concentrado em berrar, revira as pestanas, deita perdigotos... "Nataicha isto, Nataicha aquilo... olha fiz isto... blá blá, fiz aquilo." E eu a tentar sossegá-los. Para o Nuno é como se só ele estivesse a falar. "Olha, o meu pai tem uma namorada, mas ela não tem o cabelo assim (exemplificando), como a minha mãe." Claro que não. A mãe do Nuno é muito melhor e foi assim que ele conseguiu dizer-mo.
Hoje, durante a aula:
"Natacha... Natacha... Natacha... tenho o dedo no ar!" (já triste).
"Sim, Nuno."
"Olha, a minha mãe disse que vamos ficar muito tempo na caminha, juntos, agora nas férias."

translate

4 comentários:

Anónimo disse...

Agora deixaste-me com saudades do tempo que eu era a "professora Rita"!
É um trabalho fantástico, estar com miúdos ávidos por aprender :)

nat disse...

É mesmo. Quem me dera ter mais tempo com eles, mais condições...
Obrigada pelo carinho, Rita.

Anónimo disse...

Aiaiaiaiai.... Como dizia uma amiga minha: a mãe do Nuno, se não se põe "a pau", um dia acorda e tem o Nuno 14 anos ao lado dela na caminha... :D

Mas que ternura! São mesmo especiais os seus alunos!

Ana Montalvão

Anónimo disse...

Ahah! Eu pensei o mesmo! :D
Coitadinho do Nuno, tão apaixonado pela mãe.